10 de ago de 2010

Edinho Vilas Boas vence a seletiva de Fortaleza do Canta Ceará

Texto do blog Cultura Ciliar - Conciliar a Natureza com a Cultura

Na noite do último sábado, dia 7 de agosto de 2010, aconteceu na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura a etapa seletiva de Fortaleza do Festival Canta Ceará, realização do Instituto Solaris com patrocínio da Coca-Cola. Entre 500 inscritos, foram selecionadas sete bandas, que teriam, cada uma, 12 minutos para montar o seu equipamento, afinar os seus instrumentos e realizar a sua apresentação. As bandas apresentaram trabalhos de muitos gêneros musicais como sambarock, MPB, rap, pop rock de garagem. Além de premiação em dinheiro, os concorrentes disputaram vagas no festival Ceará Music e espaços na programação das rádios Cidade, Atlântico Sul e Jovem Pan.

O mestre de cerimônias foi o repórter Daniel Viana, da emissora Verdes Mares, que teceu uma série de comentários desnecessários, fazendo inúmeras perguntas impertinentes, para tentar entreter a multidão que pacientemente esperava pelas apresentações, além de escolher aleatoriamente pessoas na plateia para dar uma "canja" a capela enquanto os músicos se preparavam para tocar.

Com a música autoral "De maré em maré" e um ousado e psicodélico arranjo de "Pagode Russo" de Luiz Gonzaga, Edinho Vilas Boas e sua banda merecidamente venceram essa primeira fase do festival. A plateia rapidamente aprendeu o refrão "Vou de maré em maré / pra saber como é / e, se a canoa virar / me atrevo a nadar" e vibrou com entusiasmo ao final das duas músicas apresentadas. De fato, Edinho Vilas Boas e banda demonstraram maior qualidade musical, entrosamento e dinâmica de grupo, um som vivo e consistente, o que levou muitos a torcer e aos jurados coube apenas confirmar a vitória de Edinho, acompanhado pelo contrabaixista Carlos Hardy e pelo percussionista Jefferson Portela, todos eles músicos integrantes do movimento Bora! Ceará Autoral Criativo.

O festival Canta Ceará ainda vai circular com seletivas por outras cidades do interior cearense como Crato, Limoeiro do Norte, Quixadá, Tauá, Sobral e Itapipoca antes de regressar para a grande final do evento em Fortaleza no dia 25 de setembro, também na Praça Verde, com um finalista de cada cidade.

Após as apresentações das bandas da seletiva, Ana Cañas foi a cantora convidada para encerrar os shows da noite. Apesar de ter sido acompanhada por excelentes músicos, o som estava alto demais e não dava para identificar claramente se ela cantava em inglês ou português. A grande expectativa em torno do trabalho dela, de uma MPB mesclada com soul e blues, muito elogiado por músicos do quilate de Nando Reis, não se confirmou nessa ocasião no palco da Praça Verde, ainda que Cañas fosse a atração principal da noite de sábado. Talvez ela não estivesse em um bom dia, o que todos os artistas estão suscetíveis a vivenciar.

Festival Canta Ceará 2010 - para saber mais:
www.cantaceara.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário