7 de jun. de 2010

Marcos Paulo Miranda Leão dos Santos


Marcos Paulo Leão é compositor, arranjador e pianista formado pelo curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual do Ceará – UECE e pelo curso de Extensão em Música da Universidade Federal do Ceará – UFC.
Começou seus estudos musicais aos oito anos de idade na flauta doce na antiga Escola Técnica do Ceará, hoje conhecido como IFCE. Aos onze teve suas primeiras lições de piano com a professora Zirlene Benevides. Nessa época já começava a se aventurar na área da composição musical.
Sua experiência musical é muito ampla, indo do erudito, passando pelo rock e chegando até o popular. Na área erudita, além da formação em piano clássico, já participou do grupo Doce Harmonia, onde tocava arranjos próprios das músicas de grandes compositores como Bach e Vivaldi. Desde 2006 é integrante, como flautista, arranjador e compositor, do Grupo de Música Antiga Syntagma, tocando músicas da Idade Média, período Barroco e compondo músicas nordestinas. No Rock, sua experiência aconteceu com a banda progressiva Levitha, com a qual se apresentou no teatro do IBEU e no Dragão do Mar, no Projeto Pôr do Sol Musical. Foi aluno de composição e arranjo instrumental de compositores renomados no cenário nacional e internacional como Tarcísio Lima e Liduíno Pitombeira. Foi o vencedor, no ano de 2007, do IV Concurso Alberto Nepomuceno de Composição para Banda Marcial de Música. Atualmente é o coordenador musical e professor da Escola Viva Música Viva.

Hoje, como compositor, tem se dedicado à música popular brasileira, sendo integrante do movimento Ceará Autoral Criativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário