25 de out. de 2010

Ibadã Brasil


Ibadã Brasil surgiu em 2008 como um grupo de estudo dos ritmos da tradição popular brasileira com um olhar focado sobre as manifestações afro-brasileiras. O ijexá, maracatu cearense, coco e baião, são algumas das expressões musicais executadas com o toque das alfaias. Com o tempo o grupo foi incorporando a contemporaneidade da música cearense interpretando canções de Wilton Matos, Alan Mendonça, Acauã, David Viana, Eudes Fraga, Descartes Gadelha, entre outros nomes. Hoje as apresentações do Ibadã Brasil reúne percussão, canto e dança. Também fazem parte a linguagem teatral a interação com o público através de manifestações circulares como o coco e a ciranda.

Ibadã homenageia uma cidade da Nigéria na África fundada em 1830 com maior número de negros retornados do Brasil após a escravidão, onde se deu o Fenômeno dos Retornado. É uma palavra em ioruba. Ibadan ou Ibadã, Ìlú Èbá Odàn, significa “a cidade na junção entre a savana e a floresta”.

Em 2009, fez participação no lançamento do CD “Ritmos de Luz” de Descartes Gadelha que aconteceu na sede do Maracatu Solar, nas comemorações da Semana da Consciência Negra no Parque das Crianças, no II Festival UFC de Cultura 2009, no encerramento da Bienal Percussiva 2009 que aconteceu no SESC Iracema, no II Festival Internacional de Capoeira e Cultura Afro-Descendente, no coletivo “Só mais uma sobre o amor” com o show “Maracatus, Cocos e Cirandas”.

Em 2010, participação no show “Minha Alma Sem Fronteiras” do cantor Wilton Matos realizado no Centro Cultural Oboé. Com o bloco “Papangus do Ibadã” apresentou-se nos blocos de pré-carnavais Batucada 75 e Vassouras do Babau, participação no lançamento do CD do Maracatu Nação Fortaleza e Calé Alencar “É de Bambaliê”, apresentou-se também durante o carnaval no Parque das Crianças. Aprovado no VI Edital Ceará da Paixão pela Secult do Estado do Ceará com projeto “Papangus do Ibadã”. Realizou oficina de construção de instrumentos em parceria com a faculdade de Educação Musical da UFC. Participação do lançamento do cordel “Guerreira do Benfica” no Largo do Mincharia. Participação na Feira da Música em 2009 e 2010. Participou do projeto "Armazém do Som" em Parceria com "Rosa Reis (MA)".

CONTATOS

::: Blog

http://ibadabrasil.blogspot.com

::: Orkut

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=7218018465102005114

::: Alexsandra Cavalcante (Leka)

(85) 8750 9013 - alexsandracavalcante_2@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário