4 de jun. de 2010

Marco Leonel Fukuda lança "Nascente", seu primeiro CD





Em junho de 2010, após dois anos de idealização e produção musical, será lançado o CD "Nascente" de Marco Leonel Fukuda. As sessões de lançamento acontecerão nos dias 6, 13 e 27 de junho, às 16h, no foyer do Theatro José de Alencar; e, pelo projeto Sol Maior - Grandes Solistas Cearenses, no dia 12 de junho, dia dos Namorados, às 12h no Passeio Público de Fortaleza. Junho é o mês do Centenário do Theatro José de Alencar, que Marco Leonel Fukuda homenageia com a sua quadrilha "Jornada", composição de sua autoria.

"Nascente" conta com apoio da Vila das Artes, que cedeu o seu auditório para gravações, e da Secretaria de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR), vinculadas à Prefeitura Municipal de Fortaleza. A produção executiva ficou a cargo de Marco Leonel Fukuda (idealizador e diretor musical) e Daniel Sombra, da Casa de Música, responsável pela gravação, mixagem e masterização, o tratamento do material captado de áudio. A realização é da Radiadora Cultural, com co-produção de Alan Mendonça. Foram músicos convidados: Ana Oliveira (flauta transversal), Lise Lopes (cavaquinho), George Anderson (violão 7 cordas) e Jamerson Farias (Percussão). A foto da capa é de Tom Junior, a arte gráfica, de Cris Cysne e Saul Ferreira.

“Nascente”, primeiro disco de produção independente do jovem violonista, compositor e arranjador Marco Leonel Fukuda, remete em seu título a vários significados. Nascente como início, ponto de partida, alvorada, começo de um dia, fonte de água fresca, origem de um rio. Por ser brasileiro descendente de japoneses, o título do disco ainda remete ao Extremo Oriente, ao Japão, a Terra do Sol Nascente, e ao Ceará, Terra da Luz, no Brasil, ensolarado lugar no qual o músico veio a se estabelecer e iniciar seu trabalho como compositor de música instrumental. Curiosamente, o título do disco ainda se refere geográfica e culturalmente à região da Nascente do Rio São Francisco em Minas Gerais, terra natal da sua família materna, próxima ao Parque Nacional da Serra da Canastra.

O repertório de “Nascente”, trabalhado em formações instrumentais de música de câmara, abrange estudos para violão solo, duetos, valsas, quartetos de violões e um bloco dedicado à música regional, com choro, baião e frevo. Música erudita e música popular, tradicional e contemporânea convivem neste trabalho, que une a música de vários tempos históricos, do barroco (na peça para quarteto de violões "Rapaz, pede valsa", por exemplo) até os dias de hoje, nos princípios da segunda década do século XXI. A música instrumental em "Nascente" é trabalhada para valorizar o violão em suas múltiplas possibilidades sonoras, um vigoroso instrumento concertista, convicto solista, que é também seresteiro, presente no imaginário dos brasileiros. Quando acompanha o canto da voz humana ou outros instrumentos musicais, o violão é um gentil cavalheiro, que dialoga para produzir boa música a alimentar a alma da gente e acariciar os nossos ouvidos.

"Nascente" - composições de Marco Leonel Fukuda
1.Aurora, 2.Equinócio, 3.Nascente, 4.Poente, 5.Serenata em Noite Clara, 6.Onírica, 7.Valsa de Retalhos, 8.Suave Paisagem, 9.Rapaz, pede valsa, 10.Carrossel e Picadeiro, 11.Almoço de domingo, 12.Nininha, 13.Baião Manso, 14.Frevo Fervente, 15.Picolé de tapioca

Para saber mais:

Vídeos no YouTube:

Aurora – Marco Leonel Fukuda – Sala Interarte (30.09.2009)

Baião Manso – Marco Leonel Fukuda – Sala Interarte (30.09.2009)

Picolé de Tapioca – Marco Leonel Fukuda – Foyer do Theatro José de Alencar (31.01.2010)

Almoço de Domingo – Marco Leonel Fukuda – Foyer do Theatro José de Alencar (31.01.2010)

Frevo Fervente – Marco Leonel Fukuda – Café Lua – Livraria Lua Nova (04.02.2010)


(texto extraído do blog Cultura Ciliar - www.culturaciliar.blogspot.com)

Um comentário: